No dia 23 de Agosto de 2012 participei pela 1ª vez da Santa Missa da Forma Extraordinária (Missa Tridentina ou Missa em latin como muitos conhecem) no III Encontro Summorum Pontificum de Belém, a Missa foi celebrada por Dom Athanasius Schneider bispo do Cazaquistão, confesso que fiquei muito emocionado, vou descrever o porque.
Tente imaginar a cena: Uma igreja histórica de Belém que fica exatamente no local onde iniciou a cidade a quase 400 anos, a Igreja de Santo Alexandre. Além da beleza do local tinha algo que ajudava a contemplar muito mais aquele momento; um silêncio absoluto. Mulheres de véu e bem vestidas assim também os homens, todos demostrando um grande respeito pelo que estava sendo celebrado. Não se via as pessoas conversando, músicos berrando ou padre querendo aparecer mais que Jesus Eucarístico, mas sim todos voltados para o altar, participando do sacrifício de Jesus como Maria e João aos pés da cruz.
Parecia que estava vivendo uma história que apenas tinha estudado, só que muito mais que um local histórico ou um "antigo" rito (que Graças a Deus ainda se faz presente pelo mundo), a presença de Jesus era o que mais me tocava. A cada palavra do sacerdote ou até mesmo no silêncio meu coração ardia, poucas vezes em minha vida senti tão forte a presença de Jesus. Não que a Missa tradicional não sinta a presença de Nosso Senhor, claro que sim! Afinal de contas é a minha visita a Jesus Eucarístico que ainda me mantém de pé para segui-lo, mas aquele foi um momento muito especial entre eu e Jesus.
Queria deixar um convite para os católicos, talvez você seja do tipo que não está nem aí para essas coisas, que não gosta dessa Missa porque ouviu falar que o padre fica de costas para o povo, que não gosta porque não entende nada o que está sendo dito, aliás "o que eu vou responder quando o padre falar alguma coisa lá?". Faça essa experiência de participar da Missa da forma extraordinária é algo inesquecível, mas você tem de participar de coração aberto, sabendo que é o próprio Cristo Jesus que está sendo imolado naquele momento, tendo a certeza que foi por amor por você que Ele o fez, não deixando esses pensamentos muito "modernos" tomar conta da tua cabeça mas sim, deixando o Espírito Santo de Deus invadir o teu coração.
Não tenho palavras para descrever o quão maravilhosa e a presença de Jesus na Eucaristia, o quanto fiquei tocado por aquele momento, o quanto Jesus se manifestou em meu coração e no altar daquela Igreja apenas com o silêncio e os ritos maravilhosos que a Santa Igreja Católica nos proporciona.
Obrigado meu Senhor Jesus Cristo!!!
Bruno Chaves
Criador do Chaves Católico
Criador do Chaves Católico
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Missa Tridentina em Belém acesse: tridentina.blog.com









